Home , , , , , , � RedeTV! é campeã de venda de horário a igrejas

RedeTV! é campeã de venda de horário a igrejas

A Folha de S.Paulo, na coluna de Ricardo Feltrin, divulgou dados que mostram o quanto da programação da TV brasileira é destinada a religião.

A RedeTV! é a campeã brasileira de venda de horários para as igrejas entre os canais VHF: 46 horas semanais. aproximadamente 27% de sua programação total. A Record vem em segundo, com 32 horas destinadas a programação religiosa. Na Band as igrejas ocupam 31 horas. O SBT atualmente é a única emissora ainda "laica", sem igrejas, pastores ou missionários

No total, os brasileiros têm quase 140 horas semanais de pregações, missas, cultos e vendas religiosas. Nenhuma emissora revela quanto fatura com a prática, que é permitida pela legislação a partir de nebulosas interpretações jurídicas da já obscura legislação vigente no assunto.

É curioso ver que a Record tem menos pregação não só que a RedeTV!, mas também que a CNT e suas 61 horas. Mas há que se lembrar que a Igreja Universal de Edir Macedo também compra horários em outros canais, como Gazeta etc. Rede Vida que é ligada a igreja católica tem 133 horas de programação religiosa e o Canal 21 foi totalmente locado para a Igreja Mundial e tem 154 horas semanais de cultos e pregações, as poucas horas que restam são cobertas, obrigatoriamente, por jornalismo.

Pela "lei" em vigor, cada emissora (concessão) só poderia vender até 25% do seu espaço para publicidade. As TVs driblam o dispositivo porque igrejas não podem ser considerados anunciantes. Para alguns profissionais da TV, no entanto, essa prática é ilegal e a lei proíbe a venda da grade a terceiros. A Anatel ou o Ministério das Comunicações jamais se manifestaram a respeito.

Globo e Cultura dedicam até uma hora a missas católicas, aos domingos. A única TV brasileira que ainda é isenta de religião é o SBT. Mas, Silvio Santos tem recebido propostas para vender parte da programação do SBT para as igrejas. Com a venda de parte da madrugada, Silvio vai aumentar o faturamento de sua TV. O favorito no pregão para arrematar a madrugada do SBT é a Igreja Mundial do Poder de Deus, de Valdemiro Santiago. Especula-se que houve ofertas de até R$ 30 milhões pelas madrugadas de segunda a segunda. O SBT sempre negou qualquer negociação.

A venda de horários para a programação reliogiosa não seria um problema, isso se a quantidade de horas não fosse absurda. Todos os setores da sociedade têm o direito de se expressar, mas tudo tem limite e o das igrejas já passou há tempos. Sem contar que o dinheiro que paga a locação das horas vem do pobre coitado do fiel. Os milhões gastos para propagar a religião via TV poderia ser usado para obras sociais.

Fonte: Folha de S.Paulo

0 comentários to "RedeTV! é campeã de venda de horário a igrejas"

Leave a comment